ESPECIALIDADES Tratamentos oferecidos pelo ISO.
Tratamento de Dor

Quando os dentes não estão na posição de conforto, desequilibram músculos, articulações e ligamentos, gerando uma série de sintomas entre eles a DOR. Inúmeras pessoas no mundo têm sintomatologia (dor) da ATM e dessas, em muito poucos casos, são diagnosticado e tratado de maneira correta.

O termo ATM, antigamente designado articulação temporomandibular, foi atualmente substituído por Algias por Tensões Musculares , também é chamado de DTM - distúrbio temporomandibular , refere-se à a uma série de fatores que comprometem essa articulação, e que se manifesta principalmente com dor, que pode irradiar para cabeça e braços, estalos ou crepitações, dificuldades de abrir ou fechar a boca.

Existe uma articulação temporomandibular de cada lado, e elas são responsável por todos os movimentos mandibulares (abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralização).

É possível localizar a articulação colando os dedos indicadores logo à frente dos ouvidos e fazendo movimentos de abertura e fechamento da boca. Quando elas estão sensíveis ao toque ou apresentam dor, estalos ou crepitações, no movimento da boca, já é indicativo de problemas na ATM. A articulação temporomandibular, como outras articulações do nosso corpo, é "amortecida" por um disco (disco articular), evitando assim que exista um contado direto entre as estruturas ósseas e assim possibilitando o movimento. O "bom estado" do disco reflete diretamente no bom funcionamento da articulação.

Os dentes são responsáveis pelo perfeito equilíbrio dos músculos, das articulações e dos ligamentos. Qualquer alteração dentária, que pode ser desde um simples dente torto, uma mordida inadequada ou até mesmo a falta deles, podem gerar um desequilíbrio, levando a um quadro de ATM.

Porém não só uma alteração no disco ou nos dentes é que poderão gerar a ATM, mas também inúmeros fatores, dentre eles os psicológicos, que levam a hábitos parafuncionais, dentre os quais podemos destacar: Roer unhas ou remover cutículas com os dentes; Mastigar de um só lado; Chupar ou morder o dedo, objetos e alimentos duros; Apoiar a mão no queixo, enquanto estuda ou trabalha Além de causar dores de cabeça, pode causar tonturas (chamadas de labirintites), aparecimento de zumbidos, dores próximas ao ouvido e torcicolos; levando o paciente a procurar profissionais de diversas áreas, (como otorrino, neurologista, ortopedista, entre outros). Isso ocorre devido a proximidade da articulação e os músculos que participam da mastigação, com diferentes órgãos do corpo humano (como o ouvido e o pescoço, por exemplo).

As tonturas ou vertigens, também chamadas de labirintites são originadas, em grande parte dos casos, devido a um ligamento que esta em contato com o labirinto e um músculo, que é tracionado quando ocorre um desequilíbrio na musculatura da ATM, ocorrendo devido essa tração, uma sensação de perda do equilíbrio ou tontura, muitas vezes, bastante acentuadas, que normalmente melhoram, com o tratamento da ATM.

As dores de cabeça como, por exemplo, nas enxaquecas ou cefaléias ocorrem, na maioria dos casos, devido a um desequilíbrio da musculatura da mastigação, gerando por isso, dores por uso excessivo dessa musculatura, causando dores de cabeça na região temporal e em outras regiões da cabeça. Também esses sintomas podem aumentar, nos portadores de Bruxismo, Briquismo, pacientes com estresse, hábitos parafuncionais, pela maior sobrecarga desses músculos. Nos casos do Bruxismo e do Briquismo utilizamos novas técnicas, associadas ao tratamento da ATM, sendo consideradas mais seguras e com maior índice de resultados. Os zumbidos, em alguns casos, podem ser relacionados a ATM. São aqueles, que variam de intensidade, ao mastigar os alimentos ou quando abrimos a boca, por exemplo.

Av. da Saudade, 621 - Santa Marta
38061-000 - Uberaba/MG
isoodonto@isoodonto.com.br
(34) 3312.8980 / 3321.8837
CRO/CLM 2073 - Responsável Técnica
Drª Ana Virginia Prata do Nascimento
CROMG 14.498
/IsoOdonto
Copyright © 2019 • iso odonto - Todos os direitos reservados