DICAS DE SAÚDE Mantenha sua saúde bucal em dia, fique atento as nossas dicas.
Cirurgia da gengiva: o que preciso saber

Seu dentista recomendou que você consultasse um periodontista. Periodontista é um especialista em doença periodontal. Doença periodontal é uma infecção bacteriana grave que afeta o tecido da gengiva e estrutura óssea dos dentes, causando inflamação, vermelhidão, inchaço e perda óssea ao redor dos dentes. A doença periodontal pode afetar um ou vários dentes na boca. O NIH- National Institutes of Health informa que 80 por cento dos adultos nos Estados Unidos têm algum tipo de doença periodontal. 1

A doença periodontal começa com as bactérias presentes na boca que se acumulam ao redor dos dentes. As bactérias acumulam-se e multiplicam-se, formando uma película biológica chamada placa bacteriana. Se essa placa não for retirada, o tecido gengival adjacente pode inflamar-se, resultando no desenvolvimento da gengivite. A gengivite pode ser tratada e revertida com o uso diário do fio dental e duas escovações por dia com um creme dental com flúor. A placa bacteriana e os resíduos alimentares são removidos por meio de práticas de higiene bucal para limpar a superfície dos dentes e eliminar a placa bacteriana na linha da gengiva.

Contudo, se a placa bacteriana e os resíduos alimentares não forem removidos, a gengivite pode agravar-se. O tecido gengival inflama-se ainda mais e pode ocorrer sangramento e a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva, que propicia o desenvolvimento da doença periodontal.

A bolsa periodontal desenvolve-se porque as bactérias da placa continuam a acumular-se e avançam abaixo da linha da gengiva. Nesse ponto, os recursos domésticos já não são mais tão eficazes na remoção da placa. Se não for tratada pelo dentista, a placa bacteriana continuará a avançar abaixo da linha da gengiva, infectando o interior da bolsa periodontal. As bactérias da placa geram subprodutos que fazem com que os tecidos adjacentes, duros ou moles, comecem a degradar-se. Este tipo de doença periodontal avançada pode afetar e infectar a raiz dos dentes. Quando isso ocorre, o dente solta-se e começa a incomodar o paciente, que precisará de cirurgia. O paciente deve passar por uma terapia inicial em consultório para tratar as bolsas periodontais por meio de raspagem e alisamento radicular. O dentista utiliza um aparelho ultrassônico para remover a placa, o tártaro e resíduos alimentares abaixo da linha da gengiva e, manualmente, faz a raspagem e alisamento da raiz para eliminar a doença. A raspagem e o alisamento radicular podem ser concluídos em duas ou quatro sessões, dependendo da extensão da doença. O dentista explicará as práticas corretas de higiene bucal para que o paciente possa utilizá-las em casa.

Referências:
1 Informação obtida de: www.nim.nih.gov/medlineplus/gumdisease.html .
© 2013 Colgate-Palmolive Company

Av. da Saudade, 621 - Santa Marta
38061-000 - Uberaba/MG
isoodonto@isoodonto.com.br
(34) 3312.8980 / 3321.8837
CRO/CLM 2073 - Responsável Técnica
Drª Ana Virginia Prata do Nascimento
CROMG 14.498
/IsoOdonto
Copyright © 2019 • iso odonto - Todos os direitos reservados